O Programa AGP Ação Climática, oferecido pelo Instituto Votorantim sob execução do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces), encerrou seu ciclo de 2024 celebrando resultados positivos na agenda local sobre gestão de risco de desastres, adaptação e resiliência climática. A iniciativa foi implementada pioneiramente em 2024 em três municípios brasileiros: Juquitiba (SP), Muriaé (MG) e Aripuanã (MT). Em Juquitiba, o programa contou com financiamento da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e teve a atuação do Observatório do Turismo de Juquitiba na mobilização local.
O programa foi desenvolvido em Juquitiba sob três frentes temáticas principais: de dados, comunicação e formação. A frente de dados, composta por representantes das secretarias municipais de Higiene e Saúde e Assistência Social, atuou na busca de estratégias para o levantamento e cruzamento de dados de vulnerabilidade socioambiental, bem como no aprofundamento dos recém-aprovados planos municipais de Proteção e Defesa Civil e de Contingência de Proteção e Defesa Civil para Inundações e Deslizamentos. A frente de formação, por sua vez, foi comandada pelo FGVces e ofereceu conteúdo formativo sobre gestão de risco de desastres, adaptação e resiliência climática para técnicos e gestores das três prefeituras participantes do programa, possibilitando também a troca de experiências entre municípios. A última frente, de comunicação, foi liderada pelo Departamento Municipal de Comunicação e Imprensa, e debruçou-se no desenvolvimento de um Plano de Comunicação Climática voltado ao funcionalismo público e à população em geral.
Todo o desenvolvimento do programa foi acompanhado pelo Grupo de Trabalho Local, composto por representantes de diversas secretarias municipais, comunidade acadêmica e sociedade civil. O Observatório do Turismo de Juquitiba foi uma das organizações convidadas a integrar o grupo, participando ativamente das discussões e opinando sobre o avanço das frentes de trabalho junto aos demais membros. Além disso, o Observatório também foi contratado pelo FGVces para atuar na mobilização local do AGP Ação Climática, auxiliando a instituição executora diretamente no território.
O AGP Ação Climática encerrou seu ciclo de 2024 no mês de dezembro com a aplicação, pela segunda vez, de um checklist de avaliação de competências em Juquitiba. A primeira aplicação ocorreu no mês de maio e a comparação entre os resultados permitiu mensurar os avanços na agenda local sobre gestão de risco de desastres, adaptação e resiliência climática. A programação de encerramento contou ainda com o último encontro do Grupo de Trabalho Local, que ocorreu no dia 04 de dezembro e fez uma balanço sobre as atividades do programa com a participação dos presentes.