top of page

Observatório volta a Cruzeiro (SP) em parceria com Terra Caipira Paulista

Após o Projeto Jovens da Mantiqueira, desenvolvido no município de Cruzeiro (SP) em 2023, o Observatório do Turismo de Juquitiba celebra o retorno à região do Vale do Paraíba em uma parceria inédita com o Projeto Terra Caipira Paulista. Conduzida pela pesquisadora Camila Rocha, doutoranda em Design pela FAUUSP e mestra em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela UNIFEI, a iniciativa busca resgatar e valorizar a cultura caipira, rompendo com estereótipos negativos ou caricatos sobre o tema.


A parceria com o Observatório tem como objetivo desenvolver ações de promoção do turismo cultural a partir dos resultados de pesquisa obtidos pelo projeto, trabalhando para o fortalecimento da cultura local em Cruzeiro e no Vale do Paraíba, uma das regiões mais emblemáticas do estilo de vida caipira no Brasil. Entre as ações previstas na parceria, destaca-se a implementação de um calendário cultural, incluindo festas populares e exposições, com a finalidade de difundir a música, gastronomia e artesanato tipicamente caipiras. Pedro Fernandes, presidente do Observatório do Turismo de Juquitiba, destaca as convergências entre a atuação da organização e o escopo do Projeto Terra Caipira Paulista:


"Falar sobre o caipira é resgatar um elemento essencial do turismo: a identidade cultural. Sem identidade cultural, não há identidade turística. O estilo de vida caipira movimenta diversos segmentos: o turismo cultural, o turismo rural, o ecoturismo. Todos estão intrinsecamente ligados a essa cultura caipira tão importante, sobretudo no estado de São Paulo, mas também tão estigmatizada e negligenciada. O Projeto Terra Caipira Paulista traz um importante resgate cultural, que é valioso para o desenvolvimento turístico no interior paulista."

Observatório volta a Cruzeiro, cidade onde desenvolveu o Jovens da Mantiqueira.

No próximo mês, o Projeto Terra Caipira Paulista prepara a 3ª edição do Festival Agosto Caipira no município de Cruzeiro. O evento, que será o primeiro a contar com o apoio institucional do Observatório, marcará também o lançamento da parceria entre o projeto e a organização.

bottom of page