top of page

Sala Verde do Observatório encerra 2024 com estudos do meio

Na última semana de novembro, o Projeto Sala Verde do Observatório realizou estudos do meio na sede do Observatório do Turismo de Juquitiba para alunos do 5º ano da Escola Municipal Raízes do Pau-Brasil. As atividades encerram o ciclo de 2024 do projeto, que promove a educação ambiental atrelada à sensibilização turística na rede pública municipal de ensino, e complementa o conteúdo programático iniciado no Dia da Percepção Ambiental, realizado na Semana Mundial do Meio Ambiente, em junho. Na ocasião, a equipe do Observatório mobilizou a comunidade escolar para atividades educativas e uma grande intervenção artística na escola.


Os estudos do meio incluíram uma visita ao minimuseu do Observatório, dinâmica na área de lazer da sede e caminhada pelas trilhas da Carvoaria, Nascente, Jatobá e Mirante, totalizando cerca de 2 km percorridos em uma área de Mata Atlântica conservada. Durante os estudos do meio, os alunos revisitaram a história de Juquitiba e aprofundaram-se na relação entre o município e a natureza ao longo do tempo. Com as atividades realizadas, os alunos puderam observar resquícios da antiga carvoaria que funcionou na área do Observatório, nascentes que compõem a microbacia do Ribeirão do Godinho, estratégico para o abastecimento humano na área urbanizada da cidade, bem como vivenciar uma experiência de ecoturismo a partir da contemplação da biodiversidade e paisagem natural propiciada pelo circuito de trilhas.


O Projeto Sala Verde do Observatório é uma realização do Observatório do Turismo de Juquitiba, com apoio da Prefeitura Municipal de Juquitiba e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Pedro Fernandes, presidente do Observatório, falou sobre a importância das parcerias na evolução da iniciativa:


"O Observatório foi a primeira organização da nossa região a ser reconhecida pelo Projeto Salas Verdes, do Ministério do Meio Ambiente, ainda em 2018. Eu considero a Sala Verde do Observatório inovadora, porque traz a educação ambiental com o enfoque na vocação econômica de Juquitiba, que é o ecoturismo. É o primeiro projeto com esse apelo no município e é muito satisfatório ver que ele está crescendo. Este ano conseguimos contemplar todo o nosso público-alvo na Escola Raízes do Pau-Brasil, que é a maior no âmbito municipal, com apoio da prefeitura. E em 2025 queremos ir além."

Turma de 5º ano na Trilha do Mirante.

bottom of page